Minimalismo na decoração: por onde começar?

A decoração minimalista é mais do que um estilo estético; é uma filosofia que busca a essência e a funcionalidade, eliminando o excesso para criar ambientes leves e harmoniosos. O conceito se baseia na famosa frase do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: “Menos é mais.”

Se você deseja adotar essa tendência em sua casa, especialistas no assunto indicam por onde começar.

1. O primeiro passo: o desapego

Antes de tudo, é preciso fazer uma “limpeza” nos ambientes. Segundo especialistas da CASACOR, o primeiro passo é “eliminar tudo aquilo que não é mais necessário. A ideia é apostar em poucos elementos, que sejam úteis no dia a dia, para evitar o acúmulo de bens e a famosa ‘bagunça’.” Avalie cada item e pergunte: “Isso é realmente necessário e traz funcionalidade ou beleza ao ambiente?” Se a resposta for não, considere removê-lo.

2. Paleta de cores e materiais neutros

As cores são fundamentais para criar a base de um ambiente minimalista. A paleta deve ser restrita e priorizar tons neutros, como branco, cinza e bege. O blog da Construtora Fontana destaca que “essas cores criam uma atmosfera serena e sofisticada”. Para evitar que o espaço pareça frio, a arquiteta Natalia Lemos, em projeto publicado pela CASACOR, valoriza o uso de materiais naturais. Como aponta a EBAC Online, “madeira, pedra, algodão e couro são elementos básicos do design minimalista, que servem para alcançar um equilíbrio entre a estética visual e a funcionalidade.”

3. Funcionalidade acima de tudo

No minimalismo, cada móvel e objeto precisa ter uma função clara. Prefira peças de design simples, com linhas retas e formas geométricas. “A ideia é valorizar cada elemento, priorizando qualidade, durabilidade e beleza simples”, destaca a CASACOR. O mobiliário multifuncional é um grande aliado, como armários e estantes com armazenamento embutido, que ajudam a manter a organização e o visual clean.

4. Valorize a luz e o espaço

O espaço vazio é um elemento de decoração no minimalismo. Em vez de preencher cada canto, valorize os “vazios” para criar uma sensação de paz e leveza. A Artemano aponta que “o uso de muita luz natural, destacando espaços e a estrutura do local” é uma das premissas de uma arquitetura minimalista de qualidade. Aposte em janelas amplas, cortinas leves e iluminação indireta para potencializar a sensação de amplitude e destacar o que realmente importa no ambiente.

Minimalismo como estilo de vida

Como resume um artigo da CASACOR, “para além de um estilo, o minimalismo é um lifestyle que prega que abrir mão do acúmulo de itens é sinônimo de mais liberdade e fluidez.” Adotar esse estilo de decoração é uma forma de buscar um lar mais organizado, tranquilo e que reflete uma vida mais intencional.

Redação ImobPress / Fotos: Divulgação