Com vendas em alta, estoque de novos imóveis deve se esgotar em 8 meses

A quantidade de imóveis novos disponíveis para venda diminuiu mais de 4% ao longo do último ano, ao mesmo tempo em que a procura por esses imóveis cresceu 17%

A oferta de imóveis novos no mercado imobiliário brasileiro está em queda, enquanto a demanda continua a crescer, impulsionada em grande parte pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com dados recentes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas de imóveis residenciais no país atingiram um recorde. No acumulado de 12 meses, as vendas cresceram quase 17%, enquanto a oferta de imóveis novos à venda diminuiu mais de 4%.

Esse cenário levou à estimativa de que o estoque atual de cerca de 290 mil imóveis novos disponíveis para comercialização pode se esgotar em 8,2 meses, caso o ritmo de vendas e lançamentos se mantenha.

A CBIC também destaca o papel do programa Minha Casa, Minha Vida, que, com a ampliação de seus parâmetros, tem impulsionado as vendas, que apresentaram um crescimento de 25,8% no primeiro semestre em comparação com o ano anterior.

Redação ImobPress
Foto: Agência Brasil / Divulgação